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Volume 30, N° 2 - Jul-Dez 2010

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Emilie Coudel, Jean Philippe Tonneau, Hélène Rey-Valette

Resumo

A descentralização das políticas públicas no Brasil necessita de instrumentos e dispositivos de gestão territorial, mas também novas competências dos atores locais para inseri-los nestes novos dispositivos. Este artigo propõe-se estudar a capacidade dos atores formados na UniCampo de mobilizar os conhecimentos adquiridos em proveito do desenvolvimento territorial. Apoiar-se-á mais particularmente sobre a análise: (i) itinerários dos estudantes da UniCampo conduzidos a inscrever-se nos dispositivos de gestão e a implicar-se em interações fortemente diversificadas; (ii) modos de inserção coletiva destes atores no ambiente institucional local em termos de construção de legitimidade e capacidade de ação nos fóruns existentes, através da criação de novas instituições locais geradas pela experiência da UniCampo (valores comuns, associações dos alunos). Estes dois eixos permitem analisar os processos de aprendizagem necessários para inscrever-se “eficazmente” nos dispositivos de gestão pela mobilização de capital humano, por capital social e capital institucional. Distinguindo estas formas de capital, pode-se melhor analisar as suas particularidades de construção e os seus diferentes papéis no desenvolvimento territorial, abordando ao mesmo tempo as interações entre elas. A conclusão mostrará como a implementação de uma metodologia de pesquisa ação transforma os modos de inserção de alunos.Processos de aprendizagem; dispositivos de gestão territorial; Universidade camponesa no Brasil.

Palavras-chave:  processos de aprendizagem; dispositivos de gestão territorial; Universidade camponesa

 
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